EDITORIAL: “SENHOR, EM TEU NOME LANÇAREMOS AS REDES”.

Tempo capitular! Marcado pelos Capítulos Locais, que aconteceram em dezembro de 2018, pelo recente Capítulo Provincial, que ocorreu em abril de 2019 e, preparando-nos para os para o Capítulo Geral, que acontecerá nos próximos meses de julho e agosto. A vivência dessas etapas marca o ritmo da nossa vida e missão. A organização e a vivência dos Capítulos nos propõem estudos que nos interrogam; fazem-nos contemplar e avaliar a realidade que experimentamos nos últimos seis anos e nos abrem a uma série de questionamentos que nos conduzem a novas perspectivas para pensarmos a próxima etapa que virá.

O lema de nossos Capítulos: “SENHOR EM TEU NOME LANÇAREMOS AS REDES”, nos ajuda a aprofundar nossa vida escolápia. Primeiramente nos recorda que tudo que somos e fazemos é realizado em nome do Senhor. Nada é por nós mesmas, somos enviadas e, nossa ação em favor dos irmãos é uma missão! Destacamos também o verbo “LANÇAR” que nos convida ao movimento e ao novo, tanto na Vida Consagrada, como na Missão; para estar com o outro, saindo de nós mesmos e fugindo do egoísmo e da autorreferencialidade.

Quando falamos da “REDE” nos vem ao pensamento uma série de imagens que nos ajudam a refletir. Existem as redes dos rios e do mar que buscam peixes para alimentar as pessoas, que colaboram com o trabalho humano e o seu sustento. Que dão senti do à vida! Podemos pensar também nas redes de comunicação social, muito atuais, que conectam o mundo inteiro e alargam nossos conhecimentos, horizontes e sonhos.

Nos evangelhos, “AS REDES” nos falam do Reino e da Igreja. No Evangelho de São João no capítulo 21, Pedro, a pedido de Jesus, lança a rede e recolhe muitos peixes. E, mesmo com o peso da pescaria a rede não se rompe. Ao observar a cena vemos uma imagem bonita da Igreja que apesar das dificuldades e incredulidades cumpre uma missão e tenta reunir e trazer os cristãos para perto de Jesus e de sua Palavra.

Como Escolápias, estamos conectadas às redes do mundo, da Igreja e de nossa missão. Queremos viver uma Vida Consagrada “em saída” como nos pede o Papa Francisco e queremos caminhar sempre para e com os irmãos.

Queremos que nossa presença e missão continuem sendo transformadoras. Por isso, “SENHOR, EM TEU NOME CONTINUAREMOS A LANÇAR AS REDES.”

Ir. Iris de Moura Malheiros, Sch.P

Nesta Edição:

• Capítulos Locais
  • Profissão Religiosa da Ir. Janaína
  • Jubileu de Ouro da Escola Madre Paula
  • 60 Anos do Colégio Madre Paula Montalt
  • Profissão de fé da comunidade
  • Campanha da Fraternidade 2019…

Clique aqui e confira a Edição de Junho de 2019 – nº 124 da Revista Pindorama