A Escola Pia Feminina, apoiada na proteção de Maria, Mãe e Educadora de Cristo, está a serviço da missão universal da IGREJA através da tarefa educativa. Nós, Escolápias, como Cooperadoras da Verdade, queremos sintetizar a formação cristã e humana de nossos alunos sob o lema: ”PIEDADE e LETRAS ‘ ( C.11 – R.58).
Santa Paula Montal foi Beatificada em 18/04/1993 e Canonizada em 25/11/2001 Paula Montal Fornés nasceu na vila marinheira de Arenys de Mar/Barcelona – Espanha em 11 de outubro de 1799. Na Família recebe uma esmerada educação e descobre seu valor de mulher. Sensível à realidade de seu tempo e encarnada no ambiente socio-cultural, constatou que faltava a sociedade e à Igreja, a cooperação da mulher com uma adequada formação humano-cristã e cultural. Assim em 1829, aos 30 anos de idade fundou em Figueras (Gerona), o INSTITUTO DAS FILHAS DE MARIA RELIGIOSAS DAS ESCOLAS PIAS. Seu lema é: “Salvar as famílias, ensinando às meninas o santo temor de Deus”, abrindo sua primeira escola para meninas inspirada no grande pedagogo José de Calasanz.
Hoje está presente em diversos países de quatro continentes. Santa Paula Montal é uma presença significativa na educação da infância e da juventude, base da salvação. O INSTITUTO DAS FILHAS DE MARIA RELIGIOSAS DAS ESCOLAS PIAS chega ao Brasil em 1933, vindos da Espanha. As primeiras Madres Escolápias, portadoras do carisma calasãncio de educar a infância e a juventude na PIEDADE e nas LETRAS chegam ao Brasil em 1933. A Escola Pia foi crescendo no Brasil e sendo solicitada em diversas cidades com sua Missão educadora.